Sobre
O Laboratório de Procedimentos Metodológicos e Análise de Microdados (LAPAM) é um grupo de pesquisa vinculado à Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA), da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiás (UFG - CG). Formalizado em 2024, o LAPAM consolida uma parceria de mais de 10 anos entre seus membros, que já colaboravam em pesquisas voltadas à análise de políticas públicas, economia aplicada e, mais recentemente, suporte às atividades acadêmicas e administrativas básicas na formação científica.
Seu principal objetivo é estimular, disseminar e desenvolver estudos aplicados à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e análise de dados econômicos e administrativos e fomentar a atitude científica como habilidade fulcral na formação em nível superior de educação.
O LAPAM se propõe a ser um espaço interdisciplinar de produção científica e formação e inovação metodológica, agregando pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e diversa perspectiva teórico epistemológica. Suas atividades, análises e resultados poderão subsidiar diagnósticos sociais, avaliação de políticas públicas e estudos sobre desempenho organizacional e mercadológico, promovendo um intercâmbio sólido entre teoria e prática.
O laboratório se estrutura em duas principais linhas de ação e produção de conhecimento:
✅ Microdados e Análise Econômica Aplicada – abordando temas como Economia Regional, Economia da Saúde e Economia da Educação, com foco na análise de indicadores e tendências econômicas.
✅ Inovação Metodológica e Suporte à Produção Científica – promover a integração do laboratório com as rotinas acadêmicas da Universidade, oferecendo suporte técnico e metodológico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, capacitação de discentes e egressos; aprimoramento de práticas pedagógicas, além de estimular a disseminação do conhecimento científico e a interação dialógica com a sociedade.
A partir dessa estrutura, o LAPAM busca fomentar o avanço da pesquisa científica e da inovação metodológica, oferecendo suporte técnico e teórico a pesquisadores e interessados em aprofundar suas análises e contribuir para a formulação de políticas públicas e estratégias econômicas baseadas em evidências, ao mesmo tempo em que contribui com o fomento da cultura científica no processo de formação inicial de jovens estudantes, futuros pesquisadores e/ou profissionais altamente qualificados.


